Friday, November 25, 2005

Poesia

Abandonados...

Jazem na calçada:
uma andorinha,
a pedra
a atiradeira
e as mãos do menino.

Jazem na calçada:
um menino,
a vergonha,
a pureza,
o crime e toda a inconseqüência.

Jazem na calçada:
uma sociedade inteira e
Meninos / aves
abandonados,
como a pedra,
arremessada da atiradeira.

Águas Passadas

Águas passadas
movem moinhos...
Mas não deviam.

Águas passadas
movem moinhos...
Por força dos
interesses dos homens.

Teias

Não há muito o que fazer
Além de tecer o fio da vida
Dia após dia.
Ir se enredando
Nas próprias teias
Trançadas com teias alheias.

Inevitável

Todos os dias as louças se sujam
Dos pedaços que não comemos
Desperdiço inevitável
De comida, água e sabão.

Todos os dias em nossas vidas
Desperdiçamos pedaços
De riso, carinho e esperança.
Como se fosse inevitável!

Todos os dias desperdiçamos versos,
falando do beijo que não demos,
Do carinho que não trocamos,
Da alegria que não tivemos.
Como se fosse inevitável!

Aprendizado

A cada dia me afogo mais em meu silêncio,
Transbordante de lágrimas
Que choro
Ou que engulo.

A cada dia me vejo mais impotente
Minha voz enrouquece
Meus ouvidos ensurdecem
Meus olhos, úmidos,
Fecham-se.

A cada dia digo uma palavra a menos
(Eu que fui tão falante)
Tenho um dia a menos
Sou menos...

A cada dia conheço melhor a trilha,
Que o silêncio traça...
Com as minhas lágrimas.

Missa de domingo

Era dia de comunhão,
todo aquele povo na praça de São João...
O padre de batina novinha em folha
distribuía sua unção.

Os fieis,
os penitentes,
os renitentes
e até os descrentes
aguardavam por um pingo da porção

Um cão ladrou na porta do templo...
Seu ganido,
depois do pontapé de uma santa alma,
não incomodou os que pediam ao Senhor:
fartura na mesa,
saúde para os doentes
e fé para os descrestes.

O celebrante elevou o cálice sobre a cabeça...
Olhando para o alto viu o céu
pintado na abóbada da igreja.
Clamou ao pai pela comunhão !
Olhou para um mendigo lá no chão,
abençoando os presentes com devoção.
Deu o corpo de Cristo a cada cristão !

De alma leve,
coração passado a limpo,
bolso aliviado do óbolo deixado,
cada um partiu para o seu lado :
trajado de domingo,
de obrigação cumprida.
Pensavam pouco em Deus
e muito na vida..

0 Comments:

Post a Comment

<< Home