Friday, November 25, 2005

O Rato Roto (livro infantil)

O RATO ROTO


Capítulo 1


Naquele dia o Rato Roto estava sentindo que alguma coisa de diferente iria acontecer em sua vida. Mas o que poderia acontecer na vida de um pobre rato de esgoto, com as roupas velhas e bolso vazio.
Naquele dia não havia encontrado nem mesmo uma casca de queijo velha ou um pão duro para roer, mas seu coração estava alegre, ele não sabia porque...
Atravessou correndo a rua saltitante, tropeçou numa pedra e caiu dentro de uma vala de esgoto. Ficou chateado porque ele já havia ido até o cais do porto para tomar seu banho semanal na água do mar. Não estranhe meu amigo pois se pode ser rato, ser pobre, mas não precisa ser desleixado. Aquela vala de esgoto desembocava no lugar destinado às águas de chuva. Para os ratos isto é ótimo mas é péssimo para os homens, que acabam tendo suas praias imundas. Mas como o bueiro da rua 26 era fundo resolveu se agarrar a uma moita de capim na beira da vala e sair dela. Fez isto bem embaixo da ponte Portão de Ouro.
Subiu lentamente a beira da vala, pensando: como numa rua com uma casa tão bonita correr uma vala tão suja ? Encontrou então o Rato Ruivo, que estava parado embaixo da ponte olhando para cima como se não tivesse nada mais para fazer.
- O que você está fazendo ai? Perguntou ao Rato Ruivo.
- Estou esperando ela passar.
- Ela quem ?
- A Rata Rica.
- Mas para quê?
- Para ver se ela me joga uma moeda.
- Mas você não tem vergonha de ficar ai esperando uma moeda no lugar de trabalhar?
- É... mas também ela é bonita de se ver, fica ai um minuto e espera para ver.
Ficaram conversando sobre ratobol esobre o Gato Gatuno, gato ladrão que tinha uma quadrilha que incluia ratos. De repente o Rato Ruivo pediu silêncio, era a Rata Rica vinha chegando.

Capítulo 2

Dois grandes ratos brancos antecediam a liteira que trazia a Rata Rica. Sim liteira! A Rata Rica além de muito rica, pertencia a família PRA CHUCHU. A liteira era transportada por dois esquilos.
O Rato Ruivo, disse que a Rata Rica tinha uma plantação de nozes do tamanho de um campo de futebol. Futebol é o "ratobol" dos homens. Falou que a rata havia trabalhado no cinema e na televisão para o Disney, ganhando muito dinheiro!
Enquanto o Rato Ruivo falava de riqueza o Rato Roto apreciava a beleza da rata. Ele via apenas o rosto da rata, mas ele se encantou imediatamente. Mas como se aproximar da Rata Rica?
O Rato Ruivo disse : Como vai bela princesa? Seu humilde servo está aqui para admirá-la. A Rata como de costume jogou uma moeda para o Rato Ruivo.
O Rato Roto permanecia calado e olhando para a liteira, a rata de companhia perguntou: Também quer uma moeda ? O Rato Roto bem que precisava de uma moeda, mas ele estava era apaixonado, queria era ter a rata em seus braços. Ficou silente enquanto a liteira se afastava. O Rato Ruivo, com usa moeda, correu até a venda do Rato Roído para comprar uma lasca de mortadela.
O Rato Roto continuava com a imagem daquele rosto bonito na cabeça, na certeza de que a Rata Rica também pensava nele. No entanto, na cabeça da Rata Rica corriam outros pensamentos, principalmente agora que ela estava se preparando para casar com o poderoso Rato Rouco.

Capítulo 3

A Rata Rica chegou até o "atelier" de costura da Rata Linha, a mais famosa costureira do mundo dos ratos. Tudo estava preparado para experimentar o seu vestido de noiva. E que vestido! A calda tinha quase um metro. Seriam necessárias dez ratas brancas para ajudar a noiva.
O casamento se realizaria em uma semana. O porão da Igreja Matriz estava sendo reformado por dois ratos arquitetos, para que estivesse novinho no dia do enlace. Foram expedidos convites para os ratos e ratas mais famosos do mundo.
Enquanto a rata cuidava do casamento o Rato Rouco pretendia atacar um grande depósito de queijo para servir aos convidados! Aproveitaria também parte do roubo para fazer um contrabando. O Rato Rouco era especialista em fazer esses negócios espúrios, tudo facilitado pela sua localização no teto da repartição pública.
Enquanto isto o nosso amigo Rato Roto passeava pensativo a procura de um resto de comida qualquer. A imagem da Rata Rica não lhe saia da cabeça. Imaginava mil maneiras de conseguir um novo olhar, outro sorriso, a oportunidade de falar com ela, pelo menos uma vez.
Foi até a Rampa da Rapadura para encontrou-se com Ventania, que andava sempre correndo. Ventania havia se tornado amigo de Rotinho , como dizia sua mãe, quando ainda eram filhotes. Certa vez o amigo caiu dentro de uma poça d'água e graças aos chiados de Rotinho ele foi salvo do afogamento. A mãe de Ventania casou-se novamente depois que um gato comeu seu marido e foi com os filhos morar no porão de um navio. Ventania correu o mundo, tornou-se um comerciante rico e retornará a cidade naquele dia a negócios e mandar avisar a Rotinho que queria vê-lo.
Os amigos se abraçaram efusivamente e foram jantar no "Ratorante Queijo Suíço", a fome e a alegria de reencontrar esse amigo de infância fizeram com que ele se esquecesse que não estava meio sujo e partisse feliz com o amigo.

Capítulo 4

Durante o caminho até o "ratorante" foram relembrando momentos da infância: os banhos no cais, as brincadeiras de pique e esconde-esconde pelos tubos de esgoto da cidade.
Chegando ao "ratorante" pediu omelete de queijo e percebendo a situação do amigo disse : de hoje em diante sua vida vai mudar. O Rato Roto desacostumado com tanta comida comeu também o guardanapo, já que estava acostumado a comer papel.
Ventania contou suas viagens pelo mundo, como se tornara comerciante, etc. e tal, dizendo que morava um compartimento de uma navio mercante.
O Rotinho contou sua história sem muita animação, mostrando que nada havia mudado em sua vidinha de rato de esgoto. O Rato Roto perguntou o motivo da volta do companheiro de infância à cidade. Quando Ventania disse que estava trando encomendas para o casamento da Rata Rica Pra Chuchu Rotinho ficou paralisado. Então sua amada iria se casar em poucos dias... tudo estava perdido. Por outro lado o seu amigo iria se encontrar com a sua amada e ele teria uma oportunidade de reencontrá-la.





Capítulo 5

Refeito da emoção, Rotinho contou para o amigo o seu encontro com a Rata Rica na ponte e falou de sua paixão. Ventania, sempre agitado, queria resolver tudo na mesma hora, dizendo que eles iriam para casa da rata naquele mesmo instante. Rotinho argumentou que não tinha condições de aparecer na casa dela naquele dia e daquele jeito. De agora em diante você vai ser meu "braço direito". Como Rato Roto não entendeu a expressão, o amigo explicou : " Braço direito quer dizer o principal ajudante!". Ventania pagou a conta e eles partiram juntos para o navio.
Quando chegaram ao transatrântico Rotinho percebeu um nova vida o esperava. Desceram até um porão amplo e refrigerado, todo atapetado e com as paredes cobertas de quadros de pintores famosos. Haviam muitos baús de madeira pelo chão, sendo que de um deles Ventania tirou uma roupa nova e disse para Rotinho: A Rata Rica te espera. Apronte-se!. Não perdeu um só minuto e foi tomar um banho e por a roupa nova.

Capítulo 6

Tudo era maravilhoso e acontecia velozmente. Banhado, perfumado e bem vestido, embora se sentisse pouco à vontade naquelas roupas novas, saiu junto com o amigo. Ventania depois de telefonar para vários lugares, inclusive para a casa da Rata Rica, havia colocado vários objetos dentro de uma grande mala.
Quando chegaram no cais havia um "ratomóvel" a espera deles. Foram direto para casa da Rata Rica que os esperava. O coração do Rato Roto batia com tanta força que parecia que ia sair do peito.
Um mordomo os recebeu. Rotinho ficou boquiaberto quando viu o grande salão da mansão da Rata Rica. O mordomo que por não esperar por Rotinho, perguntou: A quem devo anunciar? Ventania se antecipou dizendo: Anuncie o Sr. Rato Ventania e o Sr. Rato Destro.
Rotinho suou frio quando a Rata Rica levantou-se de sua cadeira e veio ao encontro deles. Sem saber o que fazer o " braço direito" de Ventania ficou esperando a atitude do amigo para imitá-lo. Pegou a mão rata, beijado-a de leve e disse: encantado. Pensou calado: encantado sim, encantado desde hoje pela manhã

Capítulo 7

O mordomo entrou empurrando um carrinho contendo chá, biscoitos e como era de se esperar vários tipos de queijos. Tão logo terminaram de tomar o chá a Rata Rica falou: " Sr. Ventania já que o senhor falou dos criadores de ostras mostre-me as pérolas". Quando a mala foi aberta o Rotinho quase caiu da cadeira de tantas coisas bonitas que viu lá dentro.
A rata disse ao comerciante: Quero duzentas destas pérolas ! Agora mostre-me os tapetes persas. O Rotinho, que sempre fora muito estudioso, lembrou-se que a Pérsia agora era chamada de Irã pegou um dos tapetes e, pedindo licença a rata, o abriu sobre a mesa. Falou sobre a Pérsia e sobre tapetes e convenceu a Rata a comprá-lo e sonou em convencê-la a desistir do casamento e a casar com ele.
Quando todos os negócios estavam concluídos uma agradável surpresa animou os dois amigos, especialmente Rotinho. A rata ao entregar o cheque ao Rato Ventania convidou-os para comparecer a uma festa em sua casa naquela noite.
Os ratos se despediram e sairam no "ratomóvel".

Capítulo 8

Como você deve se lembrar o Rato Rouco estava em seu escritório planejando um grande roubo de queijos. Enquanto traçava os planos com seus comparsas, os Ratos Roubos, recebeu um telefonema do Gato Gatuno.
O Gato Gatuno, o mais bandido de todos os gatos, estava ligando para propor ao Rato Rouco um roubo conjunto. O gato soube que o navio em que morava o Rato Ventania chegara ao porto carregado de mercadorias estrangeiras. A proposta do gato era que cinco ratos ajudassem a ele a roubar tudo do Rato Ventania depois eles dividiriam o que fosse roubado.
O Rato Rouco quis saber porque o Gato Gatuno estava querendo sua ajuda. Ora porque tenho medo que cair na água, respondeu o gato. E depois porque le sabia que os ratos iriam fazer um roubo de queijo perto do cais.
O Rato Rouco ficou assustado ao saber que o gato já conhecia seus planos secretos. Temeroso de que este o denunciasse, aceitou a sociedade criminosa. Acertaram tudo para às 17 horas.

Capítulo 9

Você se lembra do Rato Ruivo? Bem com o dinheiro da Rata Rica ele comprou um pedaço de mortadela e foi comer lá na caixa da COMPANHIA TELEFÔNICA, aonde encontrou um aparelho ligado aos fios. Ficou ali a roer sua mortadela quando começou então a ouvir uma conversa entre o Gato Gatuno e o Rato Rouco, a respeito do roubo do navio.
O nosso amigo ruivo podia não ser muito chegado ao trabalho, infelizmente, no entanto não gostava de desonestidade. Além do mais detestava os gatos de qualquer raça. Mas preguiçoso como era ao invés de avisar a polícia ele resolveu tirar uma soneca. Não pensou que com isto os planos dos malvados pudessem se concretizar.

Capítulo 10

Rotinho e Ventania saíram da casa da Rata Rica e foram visitar um outro cliente que morava do lado oposto da cidade, o Sr. Gambá Gabola. Quando passavam próximo a uma central de telefones viram uma grande confusão, causada pelo fato de um funcionário da companhia ter encontrado um rato na caixa de ligações. Vários homens de paus na mão corriam atrás de um rato que fugia desesperado. Quando viram aquela cena gritaram para o rato, o qual corria desorientado, para que ele viesse para junto deles e entrasse no "ratomóvel".
O rato esbaforido entrou no carro quase sem fólego, e o motorista apertou o acelerador. Quando o rato conseguiu se acalmar e tomar ciência da situação quase perde a respiração novamente, pois não podia acreditar que o rato todo bem trajado que estava junto com ele no "ratomóvel" fosse seu amigo Rato Roto.
Rotinho, notando o espanto do amigo contou rapidamente o que havia acontecido e lhe apresentou o Rato Ventania. Ao ouvir aquele nome o Rato Ruivo lembrou-se do telefonema e disse apenas: vamos imediatamente para a Delegacia próxima ao cais, pois vai haver um roubo no navio.

Capítulo 11

Ventania pelo celular avisou a polícia enquanto eles rumavam para o cais. Quando os nossos amigos chegaram ao Cais a polícia já estava gritando para que os ratos descessem com as mãos para cima. Eles retrucavam que era impossível pois cairiam da corda!
O ratos falaram então para os policiais do roubo no depósito de queijo, e a polícia chegou a tempo de pegar o Rato Rouco e seu ajudantes com a 'boca na botija", ou como dizem os advogados "em flagrante delito".

Capitulo 12


Depois de tanta ação e confusão os nossos amigos ratos estavam cansados. Decidiram ir para o navio do Ventania para descansar um pouco, antes da festa. Como eles não sabiam quem era o noivo, não podiam imaginar que o casamento estava acabado. De banho tomado e bem vestidos partiram para a casa da Rata Rica.
O Rato Destro não se continha em si de felicidade, principalmente quando foi recebido na porta pela Rata Rica com um belo sorriso.
Já passava das 21:20 horas e o noivo ainda não havia chegado, então a rata foi conversar com seu amigo Ventania, sobre a demora de seu noivo o Rato Rouco. Meio sem jeito Ventania pediu para comversar com a rata em um lugar mais afastado e contou-lhe sobre a prisão do noivo.
Ela não podia imaginar que o seu noivo, ou melhor ex-noivo, fosse um ladrão. Pior do que tudo é que ele ainda fazia trato com gatos, o que era uma ofensa a todos os roedores.
A princípio a rata pensou em acabar com a festa, porém os convidados não mereciam esta desfeita. A prisão de um rato safado até merecia comemoração.

Capítulo 13

A orquestra começou a tocar e Rotinho, digo o Rato Destro, tirou a anfitriã para dançar. A Rata Rica estava admirada de encontrar um cavalheiro que dançava tão bem.
Terminada a foram conversar no jardim. A Rata Rica começou falando de sua vida, como fora a sua infância, de seus estudos na Europa e dos seus trabalhos no cinema. Em seguida pediu a Rotinho que falasse de sua vida. Ele não sabia o que dizer, como contar a Rata Rica Pra Chuchu que até aquela manhã era um pobre rato de esgoto. Pensou com seus botões: " Não adianta esconder nada pois um dia ela terá que saber. Ou ela me aceita como eu sou ou perco logo as esperanças.

Capítulo 14


Contou toda sua história, especialmente tudo que lhe acontecera naque dia. A rata ficou encantada com sinceridade e a paixão de Rotinho .
A festa foi animada até o sol raiar.

Capítulo 15

No dia seguinte Rotinho foi jantar com a Rata Rica e os dois começaram a namorar. Casaram-se pouco tempo depois na Mansão dos Ratos Felizes. Rotinho e a sua amada fizeram muitas viagens pelo mundo a passeio e a negócios. Ventania pouco tempo depois se casou com a Rata Charmosa. Rotinho se tornou sócio do amigo em todos os negócios.
Desnecessário dizer que como bons ratos que eram, eles tiveram muitos filhos e lotaram o mundo com a sua descendência.


- F I M -

P.S- O Rotinho, a quem a Rata Rica passou a chamar de "Meu Rotinho", tão logo teve oportunidade comprou para si um computador, escreveu esta história e mandou tirar esta cópia para você.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home