Friday, November 25, 2005

Dr. Quiflix, o inventor da confusão (teatro infantil)

Pequena peça com apenas um ato.

Personagens:

Dr. Quiflix : cientista de jaleco branco, uma meia de cada cor, cabelos arrepiados e grande bigode.

Quinca: assistente de jaleco branco

Flor multicor: menina de colante, saia curta, patins e máscara em forma de margarida

Repórter Pipoca : menina de jens e camisa escrita Rede Lobo

Palco com apenas uma bancada, contendo grandes tubos de ensaio feitos de plástico ( garrafas descartáveis de refrigerante de dois litros), fumegando com gelo seco e um aquário com o peixecão (um animal de plástico com parte cachorro parte peixe)

Os atores entram em cena andando e saltitando em fila, segurando um na cintura do outro, cantando:

"Lá vem Dr. Quiflix, inventor da confusão lá vem Dr. Quiflix, inventor da confusão â Quinca, Quinca, Quinca, Quinca, Quinca, clou. Quinca, Quinca, Quinca, Quinca, Quinca, clou. Lá vem Dr. Quiflix, inventor da confusão.


Dr. Quiflix e seu assistente, que ficam andando com jeito de pensativo, mãos para trás. Dr. Quiflix anda na frente, e quando ele para e o assistente de choca e outras trapalhadas. A flor multicor fica em pé no meio do palco risonha e acenando para a platéia. A repórter senta no chão no canto do palco.

Dr. Quiflix : Já sei, encontrei a solução, é só eu "desinventar" a confusão.

Assistente : "Desinventar" pode ?

Dr. Quiflix : Pode !

Assistente (perguntando ao público): Desinventar pode ?

Platéia : Não ou sim (expontâneo)

Assistente: Mas como é isto ?

Dr. Quiflix : Elementar meu caro Quinca, eu inverto as polaridades do "confusador Quiflix" e ele passa a desconfundir a confusão.

Fundo musical ( Caça fantasmas do computador)

Assistente (para o público): Ele anda vendo muito os "Caça Fantasmas", e esta pensando que é o Egou!

Dr. Quiflix (se dirigindo para o balcão) : Chega de papo, eu não tenho tempo a perder, vamos para o laboratório.

O Dr. Quiflix fica brincando com os tubos enfumaçados. Quinca pega uma salchicha para o peixecão que "late" ( contra regra). Até que toca a campainha, e Quinca atende a porta imaginária, e a repórter vai entrando e falando:

Repórter Pitoca: Estamos aqui para entrevistar o Dr. Quiflix, inventor da confusão, etc., etc., queijandos e coisa e tal.

A repórter se enrola no fio do microfone e
Quinca ( indicando para a platéia que a repórter deve ser maluca manda ela sentar na poltrona imaginária) .: Por favor pode se sentar nesta poltrona.

Repórter: Vou me livrar disso( larga o microfone).Que poltrona ?

Assistente : A poltrona invisível do Dr. Quiflix, que você não enxerga não...

A repórter senta no espaço e cai no chão.

Assistente : ...e se esborracha no chão.

Dr. Quiflix : O que esta acontecendo Quinca ?

Quinca : Dr. Quiflix é a repórter Pitoca da Rede Lobo, que quer entrevistá-lo.

Dr. Quiflix : Eu sou um homem ocupado... mas tudo bem, a imprensa livre é essencial para democracia. Mande-á entrar e sentar.

Quinca : A senhora pode entrar e sentar...

Repórter Pitoca ( esfregando as nádegas): Obrigado, mas eu prefiro ficar em pé.

Dr. Quiflix: Bom dia! "Je sui tuto orreia"

Repórter: O que o Sr. disse ?

Dr. Quiflix : "Je sui tuto orreia".

Peixe cão : Isto quer dizer “ eu sou todo ouvidos”, em francês.

Repórter: O Sr. me desculpe mas eu não falo francês.

Dr. Quiflix: Nem eu... só decorei esta frase para fazer um pouco de confusão. (Risos)

Repórter: Falar nisso eu soube que a sua invenção mais famosa foi a CONFUSÃO.

Dr. Quiflix : Mais famosa e mais útil.

Repórter : Mais útil ?

Dr. Quiflix : Claro que sim, tanto que todo mundo usa meu invento a toda hora.

Repórter : Posso saber para que ?

Dr. Quiflix : Para se enrolar no fio do microfone, para cair no chão quando senta fora da poltrona e fica de pernas para o ar, para esquecer o dever de casa em casa, para sair com uma meia de cada cor (e mostra as suas) quando sai de casa com muita pressa.

Repórter : Já imaginou que o mundo sem confusão seria bem melhor. Já pensou o mundo todo organizadinho, todos os papeis nos lugares, o lixo na lixeira, etc., etc., e queijandos.

Peixe-cão: Queijandos é o mesmo que etc, quer dizer e outras coisas. Esta repórter e o Dr. Quiflix bem que se merecem...

Dr. Quiflix : Todo mundo gosta de confusão.

Repórter : Eu não !

Dr. Quiflix : E seu etc., etc., e queijandos ?

Repórter : Bem...

Dr. Quiflix : Mas eu estou tentando desinventar a confusão.

Repórter : Dr. Quiflix ( que nome confuso à diz para a platéia) fale-me de suas outras invenções.

Dr. Quiflix : Se a senhora não se importa meu assistente Quinca cuida do bla,bla,bla...

Quinta leva a repórter para passear pelo laboratório.

Quinca : Este é o peixecão.

Repórter (espantada) : Que coisa maluca ! Para que serve.

Peixe-cão : Para vigiar piscina... e para fazer cachorro quente com gosto de McFhish. Uma maravilha, a senhora não acha.

Repórter : Deve ser...

Quinca : Este é um "ambroboscópio hiperbálico reutrovático" (mostrando um monte de luzes e engrenagens).

Repórter: Para que serve isso?

Quinca: Para quebrar a língua da gente quando diz o nome do aparelho. Olha a minha como esta. (mostra a língua)

Repórter : É esta bem quebradinha mesmo.

Quinca (andando): A poltrona invisível a Sra. já conhece ?

Repórter: Já, sim, muito obrigado (e massageia as nádegas novamente)

Quinca : Mas como eu tenho que ajudar o Dr. Quiflix a desinventar a confusão, vou deixar a Senhora com a Flor Multicor, a mais bela invenção do Dr. Quiflix.

Quinca deixa a repórter perto da Flor Multicor, e vai se juntar ao Dr. Quiflix.

Repórter (achando estranhos conversar com uma flor): Você que é a Flor Multicor ?

Flor Multicor : Sim senhora, só que eu fico meio sem jeito de dar entrevistas.

Repórter: Mas você fala e anda de patins... Isto não é coisa de flor.

Flor Multicor : Acorda!!! Esta esquecendo que quem me inventou foi o Dr. Quiflix, o inventor da confusão. (O Dr. Quiflix agradece levantando as mãos como um vencedor e se balançando)

Repórter: Mas como a senhora surgiu ?

Flor Multicor : É muito simples. A senhora uma semente e planta num "skeat", rega com Leite de Rosas, quando ela crescer vacina ela com uma agulha de vitrola e pimba, surge a flor mais linda do mundo, que de patins e ainda por cima é muito tagarela.

Repórter: Que confusão danada !

Flor Multicor : Confusão é a especialidade do Dr. Quiflix.

Repórter: E como ele gosta disto...

Flor Multicor : Ele só não, todo mundo, pois todo mundo arruma confusão, de uma maneira ou de outra. Se ele cobrasse pelo uso da confusão ele estava podre de rico e a senhora muito pobre.

Repórter (com ar de repreensão) : Menina !

Flor Multicor: Desculpe ... dá para cortar esta parte.

Repórter: Vou quebrar teu galho.

Flor Multicor ( desesperada) : Que isso mulher! Vai quebrar meu galho ! (mostra o braço)

Repórter: O menina, estou dizendo que vou te atender, enteudeu?

Flor Multicor (falando entre aos mãos para o público): Ainda bem que sai desta, porque se não a minha reputação iria por água abaixo.

Dr. Quiflix (falando alto, pulando, abraçando o Quinca) : (todos correm para junto dele) à Consegui, "eureka", até que enfim !

Peixe-ção: Eureka, em grego, quer dizer achei, como disse Arquimedes ao resolver problema da coroa do e sair nú pela cidade.

Repórter: Desinventou a confusão !

Dr. Quiflix : Muito melhor !

Flor Multicor : O que foi então ?

Dr. Quiflix : Consegui alegrar todo mundo um pouco com esta história.

Todos se abraçam, e voltam a sair em fila um segurando na cintura do outro, cantando :

"Lá vem Dr. Quiflix, inventor da confusão lá vem Dr. Quiflix, inventor da confusão â Quinca, Quinca, Quinca, Quinca, Quinca, clou â Quinca, Quinca, Quinca, Quinca, Quinca, clou â Lá vem Dr. Quiflix, inventor da confusão.

Fim

Edgard Marinho Bessa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home